O conceito chinês diz que o Universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído de uma energia cósmica primordial da qual derivam, por condensação e diferenciação, todas as coisas existentes. O organismo humano é uma réplica do Universo e como tal está sujeito às mesmas leis que regem a Natureza. Deste modo o corpo humano não apenas “contém” energia: ele “é” energia manifestada como matéria sólida viva. Esta força cósmica que o chinês chamou de Ki flui incessantemente por canais definidos, transmitindo a vida através das células e colocando o organismo em harmonia com o mundo que o rodeia. Já que o organismo é um complexo digestivo a energia vital se renova através da assimilação de alimentos, da respiração e das vibrações que os sentidos captam. No entanto a forma primordial do Ki, energia cósmica pura, é captada continuamente por determinados pontos distribuídos pela pele. Assim o funcionamento adequado do organismo humano estaria ligado à perfeita captação e ao fluxo da energia Ki através do corpo.
Essa energia cósmica pura, Ki, se manifesta em tudo e todos de maneira peculiar e em dois aspectos opostos e complementares que o chinês chama de Yin e Yang. Todos os fenômenos ocorrem a partir da interação constante dessas forças antagônicas. Portanto é eterna e continua a atração que Yin exerce sobre Yang e vice-versa, formando um numero infinito de combinações que constituem o Uni-verso, a diversificação da Unidade.
Estas duas manifestações do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada gerando saúde tanto física como mental e emocional. Quando a proporção harmônica se altera temos um congestionamento ao longo dos canais presentes no corpo humano que conduzem a força vital. O bloqueio do fluxo de energia Ki caracteriza-se por uma série de sintomas sem causa aparente, sendo o primeiro estágio de desenvolvimento daquilo que chamamos “doença”. Esta surge justamente quando o equilíbrio interno entre Yin e Yang se desfaz (se Yang aumenta e Yin diminui, ou se Yin diminui e Yang aumenta), debilitando o organismo e destruindo suas imunidades.
A ideia do equilíbrio Yin-Yang e sua ação sobre as funções orgânicas coincidem com as teorias e pesquisas sobre o funcionamento dos nervos ortos-simpatico e parassimpático.
Embora tudo seja formado por Ki, a força cósmica primordial expressada pela polarização de seus dois componentes Yin/Yang circula em sua forma original como uma correnteza, ao longo de inúmeros canais que transportam a vibração da vida a todas as partes do corpo. O Ki flui ininterruptamente através das estruturas do organismo em cinco diferentes níveis: o primeiro e mais profundo localiza-se dentro dos ossos; o segundo nos músculos; o terceiro nos vasos sanguíneos e linfáticos; o quarto na região subcutânea (por baixo da pele) e o quinto na superfície da pele continuo com a força vibratória que envolve todos os seres. Todos os canais que conduzem energia (meridianos) utilizados na Acupuntura e outras técnicas chinesas pertencem ao quarto nível, isto é estão na região subcutânea, sendo determinados por pontos localizados na pele que captam a energia cósmica.
Existem diferentes tipos de meridianos de acordo com a função que desempenham. Doze deles são principais e associados aos órgãos e vísceras e dois funcionam como reservatório de energia. Os doze meridianos principais estão presentes nos dois lados do corpo e respondem pelo funcionamento dos órgãos e vísceras. Os outros dois meridianos têm como principal função regular o fluxo energético dos outros meridianos e passam verticalmente pelo centro do corpo um na parte anterior e o outro na parte posterior.
Em cada meridiano possui um número de pontos que são acessados de maneira honrosa e especifica (no caso da acupuntura com a agulha), buscando o equilíbrio de Yin e Yang no corpo, esse tipo de estimulo possibilita alcançar uma harmonia nas funções dos órgãos, vísceras, melhora no fluxo sanguíneo e o resultado é um estado de relaxamento, felicidade e tranquilidade mental, o que proporciona uma condição clara e melhora na capacidade em lidar com a jornada da vida.
Fonte: DO-IN Livros dos Primeiros Socorros – Juracy Cansado
Taís Bueno Vidotto – Acupunturista
Contato: telefones: (19) 38635380 (19) 94579554 Email: [email protected]
Pagina no facebook: https://www.facebook.com/Acupuntura.Tais.Bueno.Vidotto
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.